Porteirinha - O portal da Serra Geral

Atualizado: Abr 30

Porteirinha, assim como muitas cidades da região do Norte de Minas Gerais, surgiu como um ponto de parada dos tropeiros que aqui passavam, circulando entre a região Nordeste, ao sul do estado e do país.

Por volta de 1884, o povoado que cresceu à beira do rio Mosquito recebe o nome de Nossa Senhora da Conceição do Jatobá, sendo até então um distrito da cidade de Grão Mogol.


Origem do nome


Dizem que na região existiam dois troncos no acesso a uma clareira onde os tropeiros buscavam pouso, que lembravam uma pequena porteira. Assim, muitos se referenciavam ao local como Porteirinha.


Por volta de 1920, o distrito recebeu o nome de São Joaquim da Porteirinha, e mais tarde, na sua emancipação em 1938, passa a ser Porteirinha.


Porteirinha hoje


Com uma população beirando os 40.0000 habitantes, Porteirinha é uma cidade tranquila e muito acolhedora. O município conta com um forte setor de comércio e serviços, atendendo bem a todo visitante que vem à cidade, tanto a trabalho, como para fazer turismo na região.


Atualmente, a cidade de Porteirinha se destaca pela iniciativa na busca da regulamentação e legalização da produção e comercialização dos queijos e requeijões, que irão atender não apenas os produtores do município, como também os produtores das cidades vizinhas.

Porteirinha integra o Circuito Turístico Serra Geral do Norte de Minas. A cidade está na região da Serra Geral, que faz parte do complexo da Serra do Espinhaço, onde é possível apreciar belas paisagens com montanhas, rios e cachoeiras como a Cachoeira do Serrado.


Então, ansioso(a) para conhecer mais detalhes deste município norte mineiro?

Hoje falaremos um pouquinho sobre o queijo...


Seja bem-vindo(a) a Porteirinha!


Antes de iniciar nossa viagem virtual, lembramos a todos que, em tempos atuais para visitar a cidade de Porteirinha e seus atrativos, ou qualquer outra cidade do Brasil, é preciso verificar junto a Prefeitura Municipal do destino, às possíveis restrições de circulação de pessoas devido a crise sanitária que afeta o Brasil e o mundo nos dias de hoje.


Cristo Redentor - O Maior do Norte de Minas Gerais


De vários pontos da cidade é possível avistar a bela estátua do Cristo Redentor no topo do morro da Cidade Alta.

A réplica foi inaugurada em dezembro de 1998 e tem 16,07 metros de altura.

O acesso se faz por ruas e vielas estreitas e bem inclinadas.

No trajeto há alguns pontos de onde pode-se observar a cidade e ao mesmo tempo pegar um fôlego para continuar a subida. O esforço é compensado pelo visual de toda a cidade de Porteirinha!

Assista o vídeo abaixo, vale a pena conferir!


Para ver mais fotos é só acessar aqui.


Mercado Municipal


Circular pelo Mercado Municipal de Porteirinha é se deparar com muitos aromas, cores e sabores!



Além de frutas, verduras e legumes, farinha de mandioca, manteiga de garrafa, restaurantes com comidas típicas como o frango caipira, móveis e peças artesanais, plantas e é claro, também tem queijo! Muito queijo!


O Mercado é bem amplo, funciona sextas e sábados no período da manhã, e costuma ter uma grande circulação de pessoas por lá.


Praça Odilon Coelho


Reformada recentemente em 2019, a Praça Odilon Coelho localiza-se no centro da cidade e conta com uma boa infraestrutura!


Praça Odilon Coelho  - Outubro de 2019
Praça Odilon Coelho - vista de cima

Além dos banheiros públicos, ponto de táxi e estacionamento, alguns quiosques dispostos em um semicírculo abrigam a praça de alimentação com bares, lanchonetes e restaurantes. Uma boa opção para quem quer almoçar na região ou fazer um happy hour com os amigos no fim da tarde!


Da Praça de Alimentação avista-se um palco central, e conforme a programação, além de apreciar uma boa comida, ou uma cervejinha com os amigos, ainda dá para assistir a shows com música ao vivo!


A Praça Odilon Coelho é um espaço versátil! Por ser bem ampla, ela torna-se um ponto de encontro ideal para passeios com a família, para feiras de artesanato e outros eventos de maior porte também!



Parque Estadual Serra Nova e Talhado


O Parque Estadual Serra Nova e Talhado (PESNT) está na região da Serra Geral, que faz parte do complexo da Serra do Espinhaço. Dentro dos seus 49.890ha, existem belas paisagens em meio ao cerrado, com montanhas, nascentes, rios e cachoeiras. A cada trecho percorrido dentro do Parque nos faz imaginar que são jardins projetados por paisagistas, de tão bonitos que são!

No entorno do parque estão as cidades de Rio Pardo de Minas, Serranópolis de Minas, Mato Verde, Porteirinha, e Riacho dos Machados.

O PESNT ainda conta com um ponto de apoio em Gerais Santana, com capacidade para alojar 18 pessoas, sendo 9 pessoas em camas, com excelentes colchões, dispostas dentro do próprio ponto de apoio e mais 9 pessoas em área de camping.


Porém, até o momento da elaboração deste texto o parque não fornecia as barracas de camping.

O ponto de apoio conta com um quarto coletivo, um banheiro, gerador de energia elétrica, e uma cozinha com fogão a gás e utensílios de cozinha, como panelas, pratos, copos e talheres.


O PESNT, é incrível, um verdadeiro parque de diversões para o Ecoturismo e dentre inúmeros atrativos do Parque, deixamos aqui um resumo dos pontos abertos ao público até o momento:


Em Porteirinha:

Em Serranópolis de Minas:

  • Gruta da Santa,

  • Poço da Sereia,

  • Dedo de Deus,

  • Cachoeira das 7 Quedas

  • Cidade de Pedra.

Em Rio Pardo de Minas:

  • Poço do Jacaré e o Escorregador.

Os demais atrativos estão vinculados às travessias dentro do Parque. As travessias são:

Acesso Travessia Cachoeira do Serrado (Porteirinha)

  • Travessia Cachoeiras do Serrado x Circuito das Águas

  • Travessia Cachoeiras do Serrado x Serra Nova

  • Travessia Cachoeiras do Serrado x Cânion do Talhado

Acesso Travessia do Talhado (Serranópolis de Minas)

  • Travessia Cânion do Talhado x Circuito das Águas

  • Travessia Cânion do Talhado x Cachoeiras do Serrado

  • Travessia Cânion do Talhado x Travessia Serra Nova

Acesso Travessia Serra Nova (Rio Pardo de Minas)

  • Travessia Serra Nova x Circuito das Águas

  • Travessia Serra Nova x Cachoeiras do Serrado

  • Travessia Serra Nova x Cânion do Talhado

Além de belas paisagens, o grande atrativo das travessias são as cachoeiras do Circuito das Águas em Gerais Santana no centro do Parque:

  • Cachoeira da Prainha

  • Cachoeira do Encontro

  • Sétima Cachoeira

Aqui neste link você pode baixar o Guia que produzimos em parceria com a Prefeitura Municipal de Porteirinha no ano de 2020.


Galeria de fotos com uma pequena amostra do que você irá encontrar quando visitar Porteirinha:




Vista para Cachoeira do Serrado - quase 100m de queda d'agua

A visita a Porteirinha, ocorreu em duas etapas outubro de 2019 e fevereiro de 2020, quando percorremos vários lugares e comunidades do município para vivenciar ao máximo o potencial turístico da região.

Não conseguiremos mostrar aqui tudo o que vimos em Porteirinha neste artigo, mas você pode acessar aqui a nossa coleção de Guias e baixar o Guia Turístico Digital Interativo de Porteirinha, elaborado com muito carinho em parceria com a Administração Municipal gestão 2017/2020.

Se gostou do conteúdo... compartilha com os seus amigos!!!!