• Sandra Doyama

8 Livros que nos inspiram


No dia 23 de abril comemora-se o Dia Mundial do Livro! Queremos aproveitar a data para falar de alguns livros que nos inspiram e que tem tudo a ver com viagem e pé na estrada!

O legal é que, alguns desses autores nós tivemos a honra de conhecer pessoalmente e assim, tivemos a oportunidade de conversar um pouco sobre as experiências de vida deles, algo que agregou muito valor às nossas decisões, tanto antes, como durante a nossa vida na estrada. Conheça os livros que fazem parte da nossa biblioteca:


1. “DAY TRIPPERS: 1300 DIAS PELO MUNDO”

(Isabela Miranda e Rafael Ávila)


Na Adventure Fair de 2016 nós encontramos o casal do Day Trippers. Nesta época da feira de aventura, nós já planejámos cair na estrada e ter a oportunidade de conversar com a Isa foi muito inspirador!

Eles viajaram pelo mundo por 1300 dias a bordo do Curumim, uma Land Rover Defender. O livro tem muitas informações e dicas, muitas histórias e belas fotos! Muito bom!





2. “AMÉRICA DO SUL SOBRE RODAS”

(Max Fercondini e Amanda Richter)


Outro livro adquirido na mesma época foi o América do Sul Sobre Rodas. O Max e a Amanda viajaram 21.000 km pela América do Sul, a bordo de um motorhome, durante o período de 6 meses. O livro tem uma bela diagramação, relatos, dicas e belas imagens! Para nós foi muito inspirador também!



3. “A ESTRADA DÁ TUDO QUE VOCÊ PRECISA”

(Mirella Rabelo e Rômulo Wolff)


Este livro nós adquirimos na versão digital. Nele, o casal do Travel and Share conta histórias de superação, improvisação e empreendedorismo durante os mais de 3 anos de viagem pelo mundo.


Uma pausa para um esclarecimento: Os cicloviajantes

Por incrível que pareça, a nossa inspiração para cair na estrada vem das histórias dos cicloviajantes que acompanhávamos. Nós gostamos tanto, que até chegamos a cogitar em tirar um ano sabático e sair pedalando por aí. Até que vimos em um programa de tv, que era possível transformar uma kombi em uma casa. A partir daí, optamos por viver na estrada e adiamos esta ideia por enquanto. Porém, listamos abaixo, os livros de cicloviagem que nos fascinam e inspiram bastante:


4. “TRANSPATAGÔNIA - PUMAS NÃO COMEM CICLISTAS” e Guias de Trilhas

(Guilherme Cavallari)


Os guias de trilhas do Guilherme Cavallari o Cris já tinha antes mesmo da gente se conhecer. Chegamos a fazer algumas trilhas que estão no guia da edição São Paulo e tínhamos planos de fazer todas as rotas interligadas que estão no guia de Blumenau a Gramado. Este era o nosso projeto de viagem, anterior ao Viagem Kombinada.


O interessante é que, folheando este último, achei uma dedicatória onde está escrito: “Ao amigo Cristiano, com votos de grandes aventuras! Um abraço. Guilherme Cavallari. SP 04/05/2013”.


O detalhe é que este foi o ano em que eu e o Cris nos conhecemos. Já o dia 04 de maio é a data em que começamos a nossa Viagem Kombinada, só que cinco anos depois! Aliás, a data da dedicatória é a mesma data em que o casal do Viajo Logo Existo começou a viagem deles. É de arrepiar! Muita coincidência... se é que coincidências existem...


Outro livro dele é o Transpatagônia: Pumas não comem ciclistas. Esse livro nós adquirimos quando encontramos o Guilherme Cavallari na Adventure Fair em 2016. Desta vez, a dedicatória tem o meu nome ao lado do Cris!


O livro conta sobre a viagem que o Guilherme fez sozinho, pedalando pela Patagônia e a Terra do Fogo no Chile e Argentina. Foram 6.000 km percorridos durante 6 meses. Além dos livros, recomendamos os filmes desta e das outras viagens que ele fez! Nós adoramos e assistimos mais de uma vez!





5. “HOMEM LIVRE: AO REDOR DO MUNDO SOBRE UMA BICICLETA”

(Danilo Perrotti Machado)


Este livro eu adquiri no site do próprio autor, e por isso, ele veio com a dedicatória: “Amiga Sandra, que este livro possa inspirar a realizar seus sonhos. Danilo Perrotti. 1/2017”. E foi o que aconteceu. Inspirou e alimentou ainda mais o ideal de sair pela estrada afora e viver tudo o que temos direito!


O Danilo Perrotti passou por 59 países, percorreu 50.000 km durante 3 anos, 3 meses e 3 dias. A cada capítulo viajamos com ele através das palavras e suas histórias. É como enxergar um belo quadro, escutar uma poesia, ou acompanhar uma série em que você espera ansioso pelo próximo capítulo. Acho que eu nem preciso dizer o quanto eu gostei deste livro, certo?




6. “GUIA DE CICLOTURISMO: SERRA DO ESPINHAÇO – DE DIAMANTINA À CHAPADA DIAMANTINA”

(Antônio Olinto e Rafaela Asprino)


Nós já conhecíamos o Olinto e a Rafaela pelo canal do YouTube, mas nunca poderíamos imaginar encontrá-los na pequena cidade de Serranópolis de Minas, no norte de Minas Gerais!


Eles percorrem e mapeiam muitas trilhas de bicicleta, e o resultado, são os guias de cicloturismo de várias regiões do Brasil, além de documentários sobre as viagens de bicicleta pelo Brasil e pelo mundo.


Assim que o livro foi lançado, nós adquirimos o livro da Serra do Espinhaço, pois trata-se da região onde nos encontramos. E para a nossa surpresa, encontramos os nossos nomes no texto de agradecimento, o que tornou este guia mais especial ainda!


Segundo eles, “o objetivo é fazer uma rede de guias que se interligam, possibilitando ao cicloturista fazer desde um passeio de final de semana até a travessia do país em grandes viagens.” Fascinante e empolgante!



Outros Livros da nossa biblioteca

Os próximos livros não têm a ver com viagem, mas tem a ver com reflexões sobre a vida e inspirações sobre o propósito dela:



7. “ATÉ VOLTAR ÀS RAIZES”

(Gabi Artz)


Com textos que parecem desvendar a essência do ser humano de uma forma cristalina, o livro nos faz refletir sobre a vida, sobre a nossa existência, sobre o mundo... um presente para a alma e para o coração. Nós acompanhamos os textos e reflexões da Gabi Artz no Instagram também.




8. “CAÇADORES DE BONS EXEMPLOS: EM BUSCA DE BRASILEIROS QUE FAZEM A DIFERENÇA”

(Iara e Eduardo Xavier)


Eles caçam bons exemplos, mas para nós, eles são um grande exemplo de determinação, companheirismo e de amor ao próximo. A Iara e o Eduardo já passaram por muitas dificuldades, mas nunca desistiram do seu propósito de encontrar e divulgar as pessoas que fazem a diferença, muitas vezes com o pouco que tem.




Inspire-se

Esperamos que estes livros possam inspirar você, da mesma forma que nos inspirou a encarar os desafios, a sair da zona de conforto, a encarar o inesperado e a realizar os nossos sonhos.


Leia os livros, viaje nestas histórias, reflita, inspire-se e permita-se olhar para a vida como algo além do mundo ao seu redor.

Aproveito e pergunto: você já leu algum destes livros? Conhece algum livro sobre viagens e pé na estrada que você nos indicaria? Deixe aqui nos comentários, “kombinado”?