Banner_01_PESNT.jpg
Lagoa dos Patos

Inscrições Rupestres

white-cloth-fabric-texture-background.jp

Uma volta ao passado

Há 13km do centro da cidade, na comunidade de Riacho Fundo, fica a propriedade da Dona Santa. De lá parte a trilha que chega a uma pequena gruta repleta de inscrições rupestres!

Nesta trilha, o interessante é a variação de cenários até chegar até a gruta. Passa-se por um trecho de mata seca, onde as árvores aparentemente estão mortas e todas as suas folhas estão no chão. Uma curiosidade é que, neste tipo de mata, basta chover um pouco que o verde toma conta e a paisagem muda completamente!

Depois, conforme se avança rumo ao topo da serra, o cenário muda totalmente! Formações rochosas cinzas, com vincos e pontas afiadas predominam na paisagem. A vegetação é mais escassa e mais rústica. Elas sobrevivem jogando as suas raízes em meio a pedras e frestas, travando uma luta pela busca por água.

A gruta onde há as inscrições rupestres é uma gruta bem pequena. É interessante notar as formas curvilíneas da gruta contrastando com o terreno pontiagudo do seu entorno.

No seu interior há desenhos por todos os lados em bom estado de conservação! Os desenhos ainda não foram datados, mas são um belo registro dos primeiros habitantes desta região!

Na volta, não deixe de se despedir da Dona Santa. Com uma família muito hospitaleira, você ainda pode ser agraciado com um delicioso café e biscoito frito bem sequinho feito na hora! Imperdível!

Escrito por

VK Redação

em

Lagoa dos Patos

Foto da capa:

white-cloth-fabric-texture-background.jp

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/7