2019-02-09_Portas e construções_004_IMG_

Grão Mogol

No topo da Serra Geral, no Norte de Minas Gerais, está Grão Mogol, uma cidade fundada basicamente por garimpeiros que vieram em busca do sonho dos diamantes.

Durante o período colonial predominou o garimpo clandestino de diamantes, causando assim, muitos conflitos e muitas batalhas entre as tropas da coroa e os garimpeiros que não concordavam com o pagamento do quinto. Foram tantos os conflitos na região que os rios que atravessam a cidade ganharam os nomes de Ribeirão do Inferno e Córrego das Mortes.

São muitas as histórias sobre Grão Mogol relacionados ao Brasil Colonial e aos diamantes. E boa parte da história pode ser encontrada na pavimentação feita com a mão de obra escrava, nas trilhas e cachoeiras da região, na arquitetura, nos sóis maçônicos e nos contos dos moradores mais antigos...

Grão Mogol tem muita história viva nas suas ruas, além de ter uma vasta riqueza em belezas naturais! Embarque nesta viagem!

Seja bem-vindo(a) a Grão Mogol! 

Trilha em madeiras

Atrativos Turísticos

Cachoeira Véu das Noivas

Cachoeira Véu das Noivas

Cachoeira Véu das Noivas

VK Redação

em

Grão Mogol

Localiza-se em uma região de enorme importância histórica denominada Várzea dos Quartéis. Esse local serviu de acampamento para as tropas reais, região hoje conhecida como Córrego Escurinha.

Vista da Serra

Pedra Rica

Pedra Rica

VK Redação

em

Grão Mogol

A Pedra Rica é um sítio geológico de importância ímpar, um marco na história da geologia no Brasil e no mundo! Em 1827 descobriu-se a primeira jazida de diamantes do mundo encrustada em uma rocha com cerca de 2,00m de espessura por 10m de largura.

Manjedoura

Presépio Mãos de Deus

Presépio Mãos de Deus

VK Redação

em

Grão Mogol

Em Grão Mogol não deixe de visitar o Presépio Natural Mãos de Deus. É o maior presépio permanente e a céu aberto do mundo, inaugurado em 2011 e construído entre as pedras existentes no terreno.

Casa de Cultura

Casa de Cultura

Casa de Cultura

VK Redação

em

Grão Mogol

Erguida há mais de 200 anos, este casarão já foi um colégio, uma enfermaria e hoje abriga a Casa de Cultura de Grão Mogol

Igreja de Santo Antônio

Igreja Santo Antônio

Igreja Santo Antônio

VK Redação

em

Grão Mogol

Localizada no centro da cidade, a Matriz se destaca pela beleza da sua construção em pedra e madeira. Há relatos que ela começou a ser construída em 1839 e inaugurada em 1858, após várias...