Banner_01_PESNT.jpg
Botumirim

Travessia da Campina

white-cloth-fabric-texture-background.jp

Ecossitema...

Botumirim fica no alto de uma colina, na encosta de uma grande montanha da Serra do Cantagalo, em forma de platô, os moradores locais a chamam de Campina.

Este platô é de grande importância hídrica, várias nascentes emergem e alimentam os principais rios e córregos da região, como o Rio Noruega e o Rio Bananal.

Para acessar a campina na parte superior do platô, há várias trilhas, a mais utilizada é a Trilha do Vale de São Domingos, que designa um vale de grata beleza, cujas encostas são sombreadas por palmeiras catolé e pelo paredão da serra.
Pelo Vale de São Domingos passavam as tropas que subiam a campina com destino a Montes Claros.

Em toda a extensão da Campina observa-se uma vegetação rasteira, várias espécies de sempre-vivas,orquídeas, bromélias, plantas carnívoras e outras plantas endêmicas.

A campina é composta por vários “campos”, que são interrompidos por pequenos capões de mato, por carreiras de pedras ou por encostas que escondem o lado oposto.
São três os campos principais ao norte, a Campina do Maracujá, mais alta (1.400m) e separada por uma ondulação rochosa; à frente, do Bananal onde fica a calha escura do rio de mesmo nome; e a sul, de São Domingos, mais baixa (1.200m).

A travessia da Campina tem aproximadamente 18 km, somente a parte da montanha, subida e descida. Chegando a 26 Km para retornar a sede do município.

Uma vez no platô da Campina, uma trilha de mais 12 km de caminhada são necessários para a travessia chegar ao ponto de descida.

Como a Campina fica em um platô, o ponto de descida fica na borda, próximo a Cachoeira do Bananal, e são aproximadamente 2 Km de descida até chegar na estrada.

Escrito por

VK Redação

em

Botumirim

Foto da capa:

Viagem Kombinada

white-cloth-fabric-texture-background.jp

1/6
white-cloth-fabric-texture-background.jp

Travessia da Campina, Observação de Pássaro, Onde fica Botumirim, Ecoturismo, Turismo em Botumirim, Guia Turistico Digital, Norte de Minas Gerais, Onde Ficar, Onde comer em, Onde dormir em, Oque fazer no norte, Oque fazer em, Circuito Lago de irapé, Turismo no lago de irapé